Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nepotismo tão visível, porém sem barreiras para que possa acabar.



 

Segundo o processo 2008.1.000420-6 de autoria do ministério público do município de Santo Antonio do Tauá, o promotor Sr Frederico interpelou um processo contra a municipalidade de Tauá, cujo assunto é nepotismo, tema este muito discutido nos dias atuais. Infelizmente a discussão do que vem a ser nepotismo ainda parece ser limitada, principalmente quando olhamos para o município de Santo Antonio do Tauá, pois todos os membros da família do atual prefeito possuem um “cargo de  confiança”. Cabe a mim o seguinte questionamento: Será que a população tauaense compreende o sentido real da palavra nepotismo ou será que sabe, mas teme denunciar com medo dessa família (literalmente falando) que se encontra no poder?  
O nepotismo, sabe-se que é a prática que beneficia somente a família dos políticos, prejudicando dessa forma grande parte da população que residi na cidade e precisa de um emprego digno, pois também possui filhos e têm a necessidade de colocar o pão de cada dia sobre a mesa. O atual prefeito do município de Santo Antonio do Tauá parece desconhecer o conceito de nepotismo e não se preocupar nem um pouco com o processo interpelado pelo Promotor Sr. Frederico ,pois esta prática ocorre de forma visível e sem  previsão para que possa ser exterminado tal assunto, basta reparamos uma prefeitura onde a tesoureira é a filha do gestor, a chefe de gabinete é também filha do mesmo, a secretária de assistência social é sua esposa a secretária de saúde sua cunhada entre outros citados no processo.
O fundamento legal que o MP usa é a sumula 13 que está em vigor desde 28 de agosto de 2008 e nada de valer para Santo Antonio do Tauá três anos depois e nada!
O processo existe e está concluso ao juiz (esperando despacho do juiz), desde 09 de fevereiro de 2009, parece-me que não tem pressa de tramitar em julgado tal processo, ou estão esperando que o mandato acabe. Enquanto isso a população tauaense continua segmentada, as pessoas ditas “bem de vida” são aquelas que possuem um laço familiar com o prefeito e as pessoas necessitadas são aquelas que esperam dia a dia por um emprego, é interessante analisar que a prefeitura mas se parece uma empresa familiar, e o mais interessante disso tudo é ter a filha do atual prefeito como secretaria de finanças, por que será? Confesso que é muito estranho, porém o que se ver é que no Tauá cavalo tem asas.
O que para a população é de grande revolta a família prestigiada acha que é apenas inveja, isso acontece porque eles são os beneficiados. É revoltante observar que antes da família deter o poder existia humildade, haviam pessoas que não tinham carros, não tinham motos, não tinham casas na praia e nem casa (S) na cidade, é revoltante perceber que tudo isso mudou somente quando foram favorecidos com empregos na prefeitura.
Caro leitores, se você reside na cidade de Santo Antonio do Tauá e tiver a curiosidade de observar a exteriorização de nepotismo visite a rua Pedro Bentes e se depare com a casa de uma secretaria que ainda está em construção, aproveite também para avaliar tal construção e saber apenas por alto quanto foi gasto nesta obra e quanto uma secretária ganha.  Soube por alguém próximo a esta secretaria que so a lajota desta casa já foram trocadas três vezes, enquanto muitos ainda moram onde o piso é de chão batido Aqui, cito apenas esta grande obra por que se for ressaltar as demais você será fatigado com tantos endereços em meio ao meu texto crítico.
PS: Só para ressaltar não estou criticando o conhecimento e muito menos a competência destes só estou também tendo um embasamento no processo do ministério publico e da sumula 13, que como estudante da área não posso desprezar.

Para tirarem suas duvidas acessem o site do tribunal de justiça do Pará e clik em consulta de processo de 1º grau de outras comarcas colocando na pesquisa o número do processo, ou acesse o link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário